quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cultura laica menospreza beleza interior


Bispo do Funchal deixa alertas na celebração da Imaculada Conceição

O Bispo do Funchal, D. António Carrilho, lamentou que a cultura “laica” menospreze a beleza interior, instrumentalizando as mulheres.

“A cultura laica ocidental, aliciada pelo culto da imagem, explora e sobrevaloriza a beleza física da mulher, em detrimento da beleza interior e dos seus verdadeiros valores”, disse, na celebração da Imaculada Conceição que decorreu na Sé do Funchal.

Segundo o Bispo, “Maria Imaculada é expressão da excelsa beleza de Deus, a única Beleza que liberta, transfigura e salva”.

“O homem moderno, secularizado, envolvido em preocupações científicas, tem dificuldade, muitas vezes, em aceitar as intervenções sobrenaturais de Deus, porque escapam aos seus limitados saberes. Maria, porém, iluminada pelo Espírito Santo, abre-se totalmente a Deus e entrega-se, por inteiro, à realização do Seu desígnio de Salvação”, precisou.

D. António Carrilho lembrou “a grandeza e a dignidade de cada homem e de cada mulher, criados à imagem e semelhança de Deus”.

“O corpo humano não é apenas um suporte biológico da existência nem pode ser idolatrado, maltratado ou menosprezado, como acontece, tantas vezes, na sociedade contemporânea hedonista”, alertou.

Infelizmente, disse ainda, “não faltam vítimas desta exaltação desmesurada, bem como da violência, menosprezo e aviltamento de tanta gente indefesa, que, por força de certas circunstâncias, se vê enredada em situações indesejáveis”.

A terminar, o Bispo do Funchal falou do Advento, “o tempo favorável para escutar e percorrer o caminho da Palavra, uma Palavra sempre nova e bela, que cria intimidade com Deus e com os outros”.

Este responsável exprimiu a sua satisfação pela forma como está a decorrer visita da Imagem Peregrina: “Como Bispo desta Diocese, sinto grande alegria pela ressonância, que me tem chegado, da visita da Imagem Peregrina da Virgem de Fátima, às nossas comunidades paroquiais”.

EXTRAÍDO DI SITE: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=76577

Um comentário:

  1. ola estou t enviando o email adeildosd@hotmail.com assim k receber por favor mandar o material um forte abraco e ate amanha . adegildo coor. rcc setor agreste itabaiana se.

    ResponderExcluir