sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cumprindo a vontade de Deus


Quem é o profeta?

O termo grego prophetes dá origem as palavras "profeta" e "profecia". No contexto bíblico, os principais mediadores são o sacerdotes e os profetas (Cf. Jz 18,5-7; I Sm 14,36-46; 30,3-8). Entretanto para conhecer a vontade de Deus, os principais mediadores são os profetas. São os únicos aceitos pelo Deuterômio (Dt 18, 9-22).

* O Profeta é aquele que prediz o que irá acontecer, ele conhece as coisas ocultas.

*São pessoas inspiradas que pretende falar em nome de Deus.

*O Profeta é investido de uma suprema missão: orientar o curso da história no sentido desejado por Deus (Cf. Jr 1,5). Ele tem o poder de abater e demolir, destruir e derrubar, construir e plantar.

* "O profeta pensa, prega e age na vida cotidiana de seu povo (Cf. Ex 3,1-22).

* O profeta tem uma profunda experiência com a pessoa de Deus; ele transmite aquilo que Deus quer (Cf. Am 3,8).

O que é profetismo?

Nabismo (Nabî), é uma instituição profética. Para melhor compreender o que é o profetismo: É o aparecimento do sobrenatural na história da humanidade. É difícil apagar na história os atos e os gestos de Deus na vida do seu povo. O profeta Amós fala que o seu chamado foi como ouvir um rugido de um leão, ou seja, quando o Senhor fala todos obedecem. A história que fazemos parte está inserida na história de Deus ( Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador). Sem o profetismo a história de Israel seria imcompreensível, sendo um dos fatos mais importantes na história do povo da bíblia.

"O profetismo começa em Israel somente no período da monárquia, com Davi. Gad e Natã são os primeiros profetas. No entanto, Abraão é chamado de profeta em Gn 20,7). Segundo o livro de Oséias, Moisés é o profeta por meio do qual o senhor tirou Israel do Egito e o guardou (cf. Os 12,14)."

Profetismo e Vocação Profética

Importância e Missão do Profetismo: Defender a Aliança = O javismo.

Êxodo: Teofania; Revelação do nome; Aliança e Normas. É neste contexto que encontramos a manifestação de Deus à Moisés, no Monte Sinai, que se aparece num arbusto seco entre outros sinais (Ex 3,1-6; 19,1-24).

“A ALIANÇA fará de Israel o bem pessoal e sagrado de Javé (cf. Jr 2,3), um povo consagrado (Dt 7,6; 26,19) ou santo ( cf. Lv 19,2)”.

No Javismo (sentido a partir de Javé, o Deus de Moisés ) não acaba só no culto, mas também impulsiona a missão do profeta, que se manifesta na vida, em todas as suas expressões mantendo firme a ligação entre Deus e o Povo.

A vocação profética:

1.Moisés: vocação de um profeta e libertador (cf. Dt, 18,15);

2. Samuel: profeta mediador entre Deus e o povo (cf. 1Sm 3,1-4,1);

3. Elias:o profeta do povo (cf. IRs 18-19; Ml 3,23-24);

4. Eliseu: chamado para continuar a missão de Elias (cf. 1Rs 19,16.19-21; confirmação da misão: 2Rs 2);

5. Isaías: vocação para a denúncia e o anúncio (cf. Is 6,1-10);

6. Jeremias: escolhido para destruir, arrancar e plantar. Mas ele tem medo (cf. Jr 1,4-17);

7. Jonas: vocação marcado pelo medo da conversão do opressor (cf. 2Rs 14,25);

8. Jesus: síntese da vocação profética na perspectiva cristã (cf. Lc 4,14-22).


Ricardo Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário